Notícias:
    Voltar

   

28/10/2003 - Prefeito nomeia novos profissionais de saúde

O prefeito Fernando Pimentel assinou nessa sexta-feira, dia 24, os atos de nomeação de 427 profissionais da área de Saúde, entre eles 84 médicos. A assinatura aconteceu pela manhã, durante o lançamento do Projeto @LIS, um Programa de cooperação da Comunidade Européia que visa reforçar parcerias entre a União Européia e a América Latina para o desenvolvimento de serviços e projetos na área de Tecnologias da Informação e Comunicação . Após assinar a nomeação, o prefeito comemorou as conquistas na área de saúde em Belo Horizonte. "O desafio da qualidade tem que ser enfrentado a cada dia. Por isso nomeei esses profissionais de saúde", disse.

O Projeto @LIS, que tem a participação também da UFMG, inclui financiamento no valor de 2,4 milhões de euros. Ele já está em funcionamento em todos os centros de saúde da regional Oeste e será ampliado para toda a capital. O projeto, capitaneado pela Prefeitura de Belo Horizonte, também será levado para cidades como Recife, Aracaju e Porto Alegre.

Para Fernando Pimentel, as parcerias seladas com o projeto são positivas e refletem uma postura da Prefeitura. "A parceria é cada vez mais importante, com o saber de uma universidade dinâmica e comprometida com o Brasil como a UFMG e com nossos parceiros italianos e da comunidade européia", refletiu.

Durante o evento foi apresentada uma teleconferência pela internet, denominada telemedicina, em que um médico do Centro de Saúde do bairro Vista Alegre consultou um médico do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG ) sobre o diagnóstico de um paciente. A parceria entre a UFMG e a Prefeitura foi comemorada pelas duas entidades. "O nosso hospital é radicalmente SUS. Os clientes particulares respondem por menos de 10% dos atendimentos", afirmou Ana Lúcia Almeida Gazzola , reitora da UFMG.

Entre as vantagens do projeto que está sendo implantado em Belo Horizonte estão a não necessidade de deslocamento de usuários e a eliminação de filas e diminuição do tempo de espera para consultas especiais. Isso porque, através dos computadores instalados nas unidades de sáude da capital, o usuário poderá marcar as consultas especializadas assim que forem pedidas pelo médico. "A intenção é, futuramente , integrar as redes de saúde pública e privada", explicou o representante do Gruppo Volontoriato Civile (GVC), da Itália, Tarcísio Arrighini. Ele afirmou que o projeto traz avanços, mas lembrou que a Prefeitura já trabalha aliando tecnologia e saúde através da Prodabel.

Coordenador | Parceiros | O Projeto | Eventos | Notícias | Fale Conosco | Links