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28/10/2003 - Prefeitura inova com uso do prontuário eletrônico na rede de saúde

Belo Horizonte é o primeiro município do país a utilizar a experiência inovadora da tecnologia do prontuário eletrônico, que integra toda a rede de saúde e agiliza o fluxo de informações, articulando os aspectos assistenciais, clínicos e administrativos do paciente. A utilização dessa tecnologia de ponta faz parte do projeto Sistema Saúde em Rede, implantado pela Prodabel- Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte na região Oeste da cidade, com a informatização da Unidade de Pronto Atendimento, do Posto de Atendimento Campos Sales, do Centro de Referência em Saúde Mental e de 14 centros de saúde.

O prontuário eletrônico permite ao médico acessar, online, todos os dados relativos aos pacientes em qualquer um dos 14 centros de saúde da região Oeste. Esse recurso tecnológico possibilita ao profissional tomar conhecimento do histórico do paciente , o que contribui para a eficácia, continuidade do tratamento e maior rapidez nas tomadas de decisões clínicas. Outro benefício é o acesso, em tempo real, a resultados de exames e a diagnósticos de internação e consultas em outros níveis de complexidade do sistema de saúde.

Por meio da tecnologia do prontuário eletrônico é possível também agilizar o atendimento , diminuir o tempo de espera, com o agendamento eletrônico de consultas, e promover a dispensação ágil de medicamentos controlados, tornando assim mais efetivo o acompanhamento das pessoas que fazem uso contínuo de remédios. O sistema está estruturado em sete módulos funcionais relacionados às atividades de agenda, recepção, registro de atendimento , coleta de material biológico, farmácia, materiais e custos.

A previsão é de que ainda este ano a Prefeitura inicie a expansão do sistema à Rede Municipal de Saúde, para que, até o final de 2004, toda a estrutura de saúde do Município esteja funcionando online. A iniciativa irá beneficiar parcela considerável da população, uma vez que os usuários do sistema de saúde gerenciado pelo Município representam 60% dos habitantes da cidade, perfazendo 1 milhão 600 mil pessoas.

O resultado final da implantação do Sistema Saúde em Rede será a informatização de 170 unidades próprias, contratadas e/ou conveniadas, incluindo os atendimentos básico, especializado, de urgência e hospitalar, além dos serviços de apoio diagnóstico e terapêutico. Na retaguarda do projeto, estarão em operação 2.219 equipamentos, entre microcomputadores, leitores de cartão, estrutura de rede, máquinas servidoras e mobiliários.

Resultados
A quase dois anos do início da implantação do sistema no Centro de Saúde Vista Alegre, em fevereiro de 2002, são altamente positivos os resultados alcançados com o processo de informatização. As esperas por atendimento diminuíram de modo considerável em todos os 14 centros de saúde, sendo que em quatro deles não há mais registro de filas. Isso se deve à implantação dos módulos agenda e recepção, que levou a uma melhor organização do acesso dos usuários às unidades.

A redução, em todas as 14 unidades básicas gerenciadas pela Prefeitura, de duas horas para 40 minutos no tempo de execução e coleta de exames, como também no tempo de acesso ao resultado, são outros benefícios que vêm sendo observados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo a Secretaria, a consolidação do Sistema Saúde em Rede na região Oeste representou um ganho expressivo para os usuários, em virtude da melhoria geral no processo de acompanhamento de pacientes, particularmente daqueles inscritos em Programas de risco , como gestantes, diabéticos, hipertensos e asmáticos. A estruturação do módulo acolhimento permitiu uma avaliação mais precisa do estado do paciente no momento de entrada nos centros de saúde, devido ao encaminhamento mais ágil às áreas competentes e à articulação entre níveis distintos de complexidade.

O projeto de Belo Horizonte está centrado no Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS ). O registro eletrônico integra as informações registradas no Terminal de Atendimento do SUS (TAS) aos procedimentos de enfermagem, odontologia, além das ações dos agentes comunitários de Saúde da Família/BH Vida. Avança, porém, na incorporação de tecnologias de informação ao processo de trabalho assistencial, com o desenvolvimento de softwares específicos para essas atividades. Ou seja, o modelo de informatização se referencia na integração de sistemas nacionais, mas prioriza as especificidades locais.

Cooperação internacional
A incorporação de tecnologias de informação avançadas, para uso na Rede Municipal de Saúde, cumpriu importante etapa no último dia 24 de outubro. Na ocasião, a Prefeitura de Belo Horizonte lançou o Projeto @LIS, de cooperação internacional, que envolve a Comunidade Européia, o Gruppo Volontariato Civile, da Itália, a UFMG e outras instituições do Brasil e da Europa.

Em Belo Horizonte, o Projeto @LIS está presente na troca de experiências relativas à implantação do prontuário eletrônico do paciente. Participa também do Projeto de Telemedicina, do qual fazem parte o Hospital das Clínicas, a Faculdade de Medicina , centros de saúde e um Distrito Sanitário; da implantação de uma central informatizada de consultas especializadas e de um banco de dados de saúde do trabalhador, em parceria com a Central Única dos Trabalhadores (CUT).

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