Notícias:
    Voltar

   

02/02/2005 - BH-TELEMED - Rede de TeleSaúde de Belo Horizonte

A Rede de Telesaúde de Belo Horizonte - BH TELEMED tem como objetivo utilizar recursos de tecnologia de informação e telecomunicações na área da saúde, para melhorar a prestação de assistência básica nas unidades de saúde de Belo Horizonte, com a criação de um sistema de segunda opinião médica e formação continuada em serviço através da discussão de casos clínicos entre os médicos que fazem atendimento nos Centros de Saúde (CS) da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) com os especialistas do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais.

Este projeto articula diversas instituições assistenciais da área de saúde e de tecnologias de informação, o Hospital das Clinicas (HC), Faculdade de Medicina (FM), Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESCON) e Laboratório de Computação Científica (LCC/CENAPAD) instituições pertencentes a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Prefeitura de Belo Horizonte com a Secretaria Municipal de Saúde , Secretaria de Políticas Sociais e Prodabel.

O projeto prevê também o estabelecimento de uma conexão com o Centro Hospitalar Universitário (CHU) de Rouen, França, com o qual o Hospital das Clínicas mantém um acordo de cooperação desde 1997, para a discussão dos casos nos quais a troca de experiências entre especialistas for julgada necessária, estando estes eventos disponíveis, via rede, para todos os profissionais das unidades de saúde.

O projeto encontra-se em fase de implantação com o apoio da Comunidade Européia através do projeto @LIS, tendo como parceiros o North Karelia Hospital District na Finlandia e a Universidade de Roskilde na Dinamarca.

Para a viabilização deste projeto, vários potenciais estão sendo articulados :
(1) o potencial desenvolvido de integração na área de informática existente no Sistema Único de Saúde, particularmente o Cartão Nacional de Saúde;
(2) recursos que os procedimentos telemédicos propiciam: a telesaúde com o intercâmbio "on line " da atividade profissional, compartilhamento da história clínica e dos resultados de exames informatizados, tráfego de imagens radiológicas e eletrocardiograma;
(3 ) utilização de recursos de telecomunicação, tais como distribuição compartilhada de videoconferências com transmissão de imagem, dados e voz.

A estruturação do Sistema Único de Saúde no Brasil passa atualmente por um processo de mudança de modelo assistencial, na qual a integração entre os diversos prestadores de assistência , com atribuições bem definidas, é um dos pilares fundamentais. A constituição de uma identificação do paciente, de forma padronizada nacionalmente, através da implantação do Cartão Nacional de Saúde, propicia que o processo de integração de dados assistenciais ocorra, avançando na perspectiva de produção de uma informação asssistencial única para o paciente, independente do local no qual está ocorrendo o atendimento. Nesse aspecto, um projeto que explora todo o potencial advindo da integração propiciada pelo cartão e de uma rede de informática que interligue unidades básicas com unidades de maior nível de complexidade, é um desafio importante. Utilizar em projeto integrado a experiência advinda do DATASUS com a implantação do cartão e das instituições de informática que estão no projeto da internet 2, pode, em Belo Horizonte, gestar um projeto piloto em telesaúde que poderá ser replicado em qualquer local do país.

A evolução tecnológica no setor de comunicações está revolucionando as relações entre os indivíduos e as coletividades. De uma maneira mais específica, o surgimento das novas tecnologias de informação e de telecomunicações permitem visualizar novas formas de exercer a medicina e de oferecer serviços médicos especializados. A telemedicina , definida como sendo o exercício da medicina à distância com ajuda dos meios de telecomunicações , poderá modificar em profundidade as práticas médicas e a organização de cuidados de saúde ofertados à população. Este projeto constitui uma rara oportunidade de aplicar os potenciais da telemedicina para consolidar o sistema de referência e contra-referência do Sistema Municipal de Saúde.

Coordenador | Parceiros | O Projeto | Eventos | Notícias | Fale Conosco | Links