Notícias:
    Voltar

   

27/05/2005 - Porto Alegre busca apoio da Comunidade Européia para rede de saúde

Porto Alegre é uma das quatro capitais brasileiras convidadas a participar do 2° Workshop da Health Care Network (rede de cuidados em saúde), em Copenhagen (Dinamarca) e Helsinki (Finlândia), de 30 de maio a 3 de junho. A reunião abordará assuntos relacionados às redes de atendimento, sua informatização, além de sistemas e políticas de saúde pública nesses dois países e no Brasil.

Junto com autoridades e gestores de saúde de Belo Horizonte, Recife e Aracaju, embarcarão amanhã, 28, para Copenhagen, o secretário municipal de Saúde, Pedro Gus, e o coordenador de Rede, Marinon Porto. A integração da Capital gaúcha, relacionada pelo Ministério da Saúde, possibilitará o apoio financeiro da Comunidade Européia a projetos do Município. Esse sistema é coordenado pela organização não-governamental de Bolonha (Itália), Gruppo Volontariato Civile (GVC).

O GVC sustenta projetos da administração municipal, destacando-se, na saúde, a informatização de redes e prontuários. Cidades brasileiras como Belo Horizonte, em estágio avançado, e Recife, no início, implantam sistemas de informática em suas redes de atenção em saúde com financiamento dessa ONG italiana. Aracaju e Porto Alegre deverão ser as próximas. Há possibilidade de financiamentos, além da saúde, para projetos em educação, saneamento, comunidades carentes e habitação.

A primeira etapa, segunda-feira, 30, será na Universidade de Roskilde, com palestras sobre a saúde na Dinamarca e uma visita ao Roskilde County Hospital, incluindo uma apresentação sobre sua organização, gerência e finanças. Na terça-feira, 31, serão apresentadas a saúde ocupacional e a digitalização da saúde, na Dinamarca. Após reunião com o prefeito de Copenhagen, na quarta-feira, 1º de junho, o grupo viaja para Helsinki.

Em Helsinki
Na capital finlandesa, será cumprida a maior parte da Programação com temas relacionados às políticas de saúde pública. Na quinta-feira, 2, os brasileiros receberão informações sobre os Programas de saúde e serviços sociais da Finlândia. Alguns dos assuntos serão a medição da produtividade do sistema de saúde, a estratégia da saúde em rede, o projeto nacional finlandês na documentação da enfermagem e o planejamento e financiamento da saúde em rede.

O último dia do workshop, sexta-feira, 3, terá como temas o papel dos municípios na sociedade finlandesa, o governo local e seus princípios, os serviços públicos de saúde e o sistema educacional, na Finlândia. No encerramento, o prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, apresentará o papel do governo local no Brasil. Sábado, 4, será a viagem de retorno, com chegada prevista para domingo, dia 5. Todos viajam com passagens e hospedagem pagas pelo Gruppo Volontariato Civile.

Coordenador | Parceiros | O Projeto | Eventos | Notícias | Fale Conosco | Links