Notícias:
    Voltar

   

08/06/2005 - Mais três centros de saúde terão sistema de telemedicina

A partir da semana que vem, os centros de saúde dos bairros Leblon, Céu Azul e Nova York, na região de Venda Nova, serão os próximos beneficiados pelo sistema de telemedicina .

O projeto é da Prefeitura de Belo Horizonte, Universidade Federal de Minas Gerais e do GVC (Grupo Voluntariado Civil) de Bologna, na Itália, com o financiamento da linha @LIS da União Européia.

A telemedicina é um sistema de consultoria virtual, com ligação direta com o Hospital das Clínicas da UFMG, através de computadores interligados com webcam.

O sistema , além de ser simples e eficaz, permite que os profissionais dos centros de saúde troquem informações e discutam diagnósticos com os médicos do HC em tempo real.

Eles também compartilham os prontuários, radiografias e exames digitalizados dos pacientes .

O principal intuito do projeto é ter uma segunda opinião médica sobre casos mais relevantes e evitar o encaminhamento desnecessário de pacientes para consultas especializadas , fazendo com que eles se tratem dentro da própria unidade de saúde.

Desde que o projeto piloto foi instaurado, em março de 2004, nos 14 centros de saúde da regional Oeste, cerca de 75% dos casos debatidos via telemedicina permaneceram no centro, 25% geraram novas teleconsultas e apenas 5% foram encaminhados para internação imediata.

Atualmente, cerca de 70 profissionais de saúde fazem parte do corpo clínico da projeto, sendo mais de 20 especialistas clínicos e cirúrgicos.

O secretário Municipal de Saúde Helvécio Magalhães Júnior pretende estender o sistema de telemedicina para todos os centros de saúde capital.

Magalhães esteve em Helsinki , na Finlândia, semana passada, para apresentar à Comunidade Européia os avanços do sistema de saúde na capital com a telemedicina e buscar cooperação técnica e financeira dos países europeus na expansão do projeto para as demais áreas da cidade.

Coordenador | Parceiros | O Projeto | Eventos | Notícias | Fale Conosco | Links