Notícias:
    Voltar

   

27/06/2005 - Telesaúde é implantado em centros de saúde de Venda Nova

O Centro de Saúde Céu Azul faz a sua primeira teleconsulta nesta sexta-feira, dia 17 de junho, às 11h. A unidade é uma das novas beneficiadas pela expansão do projeto de telemedicina na região de Venda Nova. A unidade fica na rua Alice Marques, 187 , bairro Céu Azul, e atinge uma área de abrangência de 18 mil pessoas.

Diariamente , cerca de 800 usuários são atendidos na unidade, que conta com seis equipes de Saúde da Família, ginecologista, pediatra e equipes de saúde mental e bucal.

O projeto de telessaúde "BHTELEMED" está voltado para os profissionais de saúde da família, e permite a discussão de casos clínicos em tempo real, utilizando videoconferências, com o compartilhamento do prontuário eletrônico/imagens médicas.

O projeto teve início em março de 2004, por meio de um convênio entre a Prefeitura de Belo Horizonte, a Universidade Federal de Minas Gerais e o GVC (Grupo de Voluntariado Civil) de Bologna, Itália com o financiamento do Programa @LIS - Aliança para a sociedade da informação -, da União Européia.

Inicialmente foi implantado em 14 unidades básicas de saúde da região Oeste conectadas virtualmente ao Hospital das Clínicas (HC), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O projeto formula um modelo de telessaúde/telemedicina para níveis menos complexos do sistema de saúde, especialmente o nível primário.

Por meio dele é possível se resolver cerca de 80% dos casos clínicos.

O BHTELEMD possibilita um segundo diagnóstico médico sobre um determinado caso e, desta forma, pode ser encontrada uma solução mais rápida e segura para cada caso e o paciente poderá ser tratado no próprio centro de saúde.

Nas unidades de saúde da região Oeste, 75% dos casos debatidos via telemedicina foram tratados no próprio centro de saúde.

Outra aplicabilidade da telemedicina é a educação continuada dos profissionais de saúde, ao possibilitar a realização de cursos e treinamentos à distância.

Em setembro de 2004 foi realizado o primeiro evento internacional da telessaúde, com a transmissão de palestra sobre pneumologia com o tema Asma, transmitida do Centre Hospitalier Universitaires de Rouen, França para o Hospital das Clínicas e os 14 centros de saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde planeja implantar o BHTELEMED em outras unidades de saúde, contemplando todas as regiões da capital.

Coordenador | Parceiros | O Projeto | Eventos | Notícias | Fale Conosco | Links