Parceiros:
  Voltar


Prefeitura de Belo Horizonte

   

Apresentação
Belo Horizonte é a capital do estado de Minas Gerais e foi a primeira cidade planejada do Brasil, inaugurada em 1897 para substituir a capital anterior (Ouro Preto). Projetada para abrigar 200 mil moradores, hoje já tem quase 2,5 milhões de habitantes. Tendo localização privilegiada e estratégica em relação aos principais centros do país e da América Latina, conta com facilidade de acesso aéreo e rodoviário.

A cidade tem muitas qualidades naturais que aliadas à beleza da arquitetura, à hospitalidade de seu povo, à variedade dos hotéis, restaurantes e bares, conferem à cidade vocação para o turismo de eventos e negócios. Tradicionalmente, o setor de jóias e pedras preciosas é um dos que mais atraem turistas, mas a moda é também um mercado em crescimento. A Feira de Arte e Artesanato da Avenida Afonso Pena - a maior em espaço aberto da América Latina - é também importante referência ao nível nacional e recebe todos os domingos cerca de 80 mil pessoas.

Belo Horizonte, denominada carinhosamente BH, tem vida cultural ativa. As opções vão desde a mais antiga tradição religiosa até a vanguarda da arte contemporânea. Além de museus, teatros e um bom circuito de cinemas, BH abriga importantes eventos culturais, como o Festival Internacional de Quadrinhos, o Festival Internacional de Teatro de Palco e Rua e festas juninas.

A Pampulha, um de seus principais cartões postais, marca o encontro da audácia de dois visionários: Juscelino Kubitschek e Oscar Niemeyer. As linhas arrojadas de Niemeyer para as obras encomendadas pelo então prefeito JK causaram, num primeiro momento estranhamento, mas hoje são consideradas patrimônio nacional. Constituem o seu conjunto arquitetônico a Igreja de São Francisco, a Casa do Baile, o Museu de Arte da Pampulha e a sede do Iate Clube. Também nesta região está localizada a Fundação Zoo-Botânica que recebe mais de um milhão de visitantes por ano. Seu próximo grande projeto é a implantação do Aquário de Peixes do Rio São Francisco, um complexo para a criação e a manutenção de peixes.

BH dispõe também de um grande número de praças, jardins e parques distribuídos por toda a extensão de seu território e é considerada uma das cidades com maior área verde por habitante do país (ao todo são 700 áreas cadastradas e 66 parques, sendo 58 abertos ao público).

Aspectos econômicos
Belo Horizonte tem uma vocação voltada para o segmento de serviços, responsável por mais de 85% do seu Produto Interno Bruto (PIB). A atividade industrial responde por cerca de 15% do PIB.
A cidade é reconhecida por abrigar instituições detentoras de excelência técnica e de conhecimento e vem recebendo recursos públicos, privados e internacionais para se qualificar, cada vez mais, como pólo de diversificação econômica.

Os setores de informática e biotecnologia apresentam elevado nível de sinergia interna, de articulação com instituições produtoras de conhecimento e têm recebido apoio do poder público em seus 03 níveis: municipal, estadual e federal. Destaca-se o apoio dado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio das incubadoras tecnológicas da FUNSOFT e da Fundação Biominas

Em 2003, Belo Horizonte foi eleita Pólo de Tecnologia do Ano pela revista Exame (especializada em Economia). Demonstrando que continua com o mesmo vigor, o setor de informática apresentou de janeiro a setembro de 2004 um crescimento de 53,88% no número de empregos, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego. A Região Metropolitana de Belo Horizonte concentra 16% das empresas de biotecnologia do país, com faturamento, em 2003, de R$ 550 milhões.

A opção pelo turismo de eventos transformou a capital em pólo nacional desse segmento de turismo. Mais de três mil eventos, nacionais e internacionais, são realizados anualmente na cidade. Espaços modernos, confortáveis e bem montados para a realização de feiras, congressos, eventos culturais e esportivos, ao lado da boa infra-estrutura hoteleira, de transporte, de lazer, dos equipamentos turísticos, da vida cultural, atraíram e consolidaram o turismo de negócios e eventos na cidade.

Fonte: PBH, 2004; IBGE, 2004; FJP/IPEA/PNUD, 2003
Estas são algumas das características fazem de BH uma cidade plural.


Coordenador | Parceiros | O Projeto | Eventos | Notícias | Fale Conosco | Links