Parceiros:
  Voltar


Universidade Roskilde

   

Apresentação
Localizado a alguns quilômetros ao leste da cidade de Roskilde, a aproximadamente 30 quilômetros ao oeste da capital dinamarquesa Copenhague, esta universidade é o local de trabalho de aproximadamente 8000 estudantes, 700 pesquisadores e palestrantes bem como 250 técnicos/administradores dentro de 50 prédios que compõem o campus. A Universidade tem seu próprio setor gráfico, que providencia a impressão de tudo, desde relatórios de projeto e pesquisa à RUCNyt, o jornal oficial da universidade que tem circulação mensal.

UM BREVE HISTÓRICO DO CENTRO FEDERICO CAFFÈ
Localizado no Centro Universitário de Roskilde, o Centro Federico Caffè para estudos sobre Europa do Sul foi criado em 1974 como uma seção de pesquisa do Instituto de Economia e Planejamento. Hoje é o único instituto especializado em atividades de pesquisa e ensino nessa área de estudo na Dinamarca (e na Escandinávia). Desde então as atividades do Centro têm se desenvolvido e especializado em globalização e estudos de comparação regional. No presente momento o Centro coopera com mais de 100 universidades no oeste da Europa, Escandinávia, Europa do Leste e Central, norte da África, Oriente Médio, leste e sudeste da Ásia e América Latina, através de um sistema de redes que envolvem ambos os departamentos: centros de pesquisa e universitários.

Federico Caffè, Professor de Economia Política da Universidade de Roma "La Sapienza", é um dos maiores expoentes do pensamento de J. M. Keynes' na Itália. Desde 1987 ele está aposentado de suas atividades acadêmicas. Seu legado está em inúmeros livros e artigos de teoria econômica e do estado de bem estar social, ainda usados nas universidades italianas por gerações de estudantes de economia. Federico Caffè visitou e apresentou palestras na Dinamarca em Roskilde e nas Universidades de Copenhague.
O Centro é especializado na pesquisa de questões como sistemas de bem estar social comparativa e relações industriais na Europa, a dinâmica do processo de integração regional, em particular na Ásia, América Latina e na Europa Mediterrânea, e as implicações que o processo de globalização da economia e tecnologia na produção de sistemas locais.
O Centro coordena cursos de treinamento em pós-graduação sobre América Latina e Estudos Europeus em Inovação, Integração Regional e Estudos sobre Globalização.

Coordenador | Parceiros | O Projeto | Eventos | Notícias | Fale Conosco | Links