Coordenador:
    GVC
GVC Brasil
União Européia
@lis 
Voltar

GVC

   

O Grupo de Voluntariado Civil - GVC foi constituído no dia 21 de maio de 1971, na cidade de Bolonha, Itália. É uma associação sem fins lucrativos reconhecida pelo Ministério das Relações Exteriores Italiano como organismo idôneo a promover e realizar projetos de cooperação com países em desenvolvimento.

Em 2005 o GVC é responsável pela coordenação de 80 Programas de cooperação, co-financiados por 15 diferentes linhas de financiamento, além dos diversos micro-projetos que derivam das atividades de solidariedade e de sensibilização em território italiano, e de outros financiados diretamente pelo local beneficiário, que acabam por integrar e completar as atividades dos projetos principais.

O GVC está presente em 8 áreas geográficas e em 24 países do Hemisfério Sul, onde é organizado com representantes e escritórios de coordenação. Na Itália, dispõe de grupos de apoio nas regiões Marche e Ligúria, nas Províncias Autônomas de Trento e Bolzano, além de diversas cidades da Emilia Romagna.

A complexidade e multiplicidade das atividades e a presença em numerosas áreas territoriais são fatores qualificantes que representam o patrimônio de suas experiências e consistem num profissionalismo diversificado por território onde estão presentes e em ação.

O GVC promove Programas de desenvolvimento local principalmente nos seguintes setores: sócio-sanitário, agrícola e ambiental, de educação de base e promoção do papel da mulher nos processos de desenvolvimento e reconciliação, dos direitos dos menores e das faixas mais frágeis da população local. O GVC realiza múltiplas atividades de sensibilização da opinião pública em torno dos problemas de desenvolvimento e integração, da cooperação internacional, da paz e da solidariedade internacional.

Em colaboração com as administrações locais, outras ONGs, associações culturais, cooperativas e diferentes entes territoriais, o GVC promove debates e seminários, mostras, vídeos, estágios temáticos para professores e estudantes, além de produzir materiais informativos para escolas e administrar um centro de documentação internacional.

Também promove campanhas de informação e de recolhimento de fundos para temas específicos, com o objetivo de encorajar o confronto dos problemas entre Norte/Sul, países ricos/pobres, e aumentar a sustentabilidade das comunidades locais.

Todos os organismos envolvidos, cada um no seu âmbito de competência, dividem a convicção de que um desenvolvimento equilibrado e mais difuso no planeta geraria condições para uma nova fase de prosperidade, além de afrontar o problema do grande número de pessoas que vivem na miséria. Tais organismos sentem-se hoje no dever moral e político de se concentrarem para elaborar um projeto de desenvolvimento alternativo mais justo.

Coordenador | Parceiros | O Projeto | Eventos | Notícias | Fale Conosco | Links